O Galo-da-serra (Rupicola rupicola) é uma ave passeriforme da família dos cotingídeos, que ocorre em regiões montanhosas e florestais do extremo Norte do Brasil, bem como nos países limítrofes, apesar de estar ameaçada por colecionadores de pássaros de gaiolas.
O Galo-da-Serra (Rupicola rupicola) é um pássaro pouco conhecido da maioria dos brasileiros, mas no Japão está entre as espécies existentes no Brasil que são mais valiosas, no mercado internacional da biopirataria e do tráfico de animais.
Tais aves chegam a medir até 28 cm de comprimento, sendo os machos possuidores de exuberante plumagem alaranjada e uma proeminente crista que cobre o bico. As fêmeas, por sua vez, possuem plumagem marrom-escura com crista menos evidente. Também são conhecidos pelos nomes de galo-da-rocha e galo-do-pará.
O galo-da-serra é um pássaro do norte e noroeste da América do Sul. É considerado um dos mais espetaculares do mundo, tem plumagem fantástica e cortejo colorido. Somente duas espécies são conhecidas: o galo-da-serra andino (Rupicola peruviana) e o galo-da-serra-do-pará (Rupicola rupicola). Vivem sob árvores altas, perto dos rios e deixam este território somente na época da procriação para encontrar seu par.
Ritual de procriação
Os galos-da-serra ajudados pelas fêmeas preparam um círculo de dança limpando uma superfície plana que vai servir ao redor, enquanto as fêmeas agrupam-se em torno do palco. De repente um dos machos voa para o chão e executa uma dança estranha: abre as asas e vira a cabeça de um lado para o outro, bate os pés com força no chão e pula para cima e para baixo.
Quando está exausto dá um grito característico, realiza a cena mais uma vez e volta ao galho. Um outro galo-da-serra toma o seu lugar no palco e o espetáculo continua até que todos os machos do bando tenham se apresentado.
Fonte: Wikipédia - Notapajos
25.04.2010